Sobre o evento

XXVII Seminário Nacional Universitas – Foz do Iguaçu/PR – 22 a 24 de maio de 2019

O XXVII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br: “Tendências na educação superior brasileira em um contexto de crise: resistências e lutas” tem por temática central a análise dos novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de “acomodação” do país à conjuntura de crise. Os debates propostos no Seminário estarão voltados para a discussão da crise mundial e do capitalismo brasileiro neste processo e, consequentemente, de suas repercussões sobre a educação superior. 

Desse ponto de vista, é fundamental discutir os retrocessos e riscos de diferentes naturezas que se abatem sobre as instituições de educação superior, como, por exemplo, aqueles relativos à atuação dos docentes na esfera pública, com destaque para a ambiência universitária. É imprescindível, ainda, que se analise as possibilidades de lutas e resistência a essa complexa conjuntura. 

O evento contará com a participação dos pesquisadores da Rede Universitas/Br que apresentarão resultados de suas investigações, buscando, assim, agregar investigadores, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores em estágio pós-doutoral em torno da temática da educação superior, em especial sobre a questão do direito à educação superior pública no contexto da crise brasileira.

Objetivos

O XXVII Seminário Nacional da Rede Universitas/Br tem por objetivo analisar os novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de “acomodação” do país à conjuntura de crise. Em termos específicos, o Seminário se propõe a analisar criticamente a conjuntura brasileira atual e seus impactos na educação superior, destacando os riscos em relação à conquista do direito à educação superior no país. Por fim, o evento visa à análise das possibilidades de lutas e resistência a essa complexa conjuntura.

Público-alvo

Professores e investigadores que tenham interesse na temática

Bolsistas de projetos que envolvam a temática

Alunos de graduação e pós-graduação

Profissionais de Educação

Pesquisadores da Rede Universitas/Br

Pesquisadores e bolsistas do Projeto Integrado “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior:
Novos Modos de Regulação e Tendências em Construção”.

Datas importantes

  • Até 20 de Maio: Inscrições sem envio de trabalhos
  • Até 11 de Março: Inscrições com submissão de trabalhos
  • Até 15 de Março: Validação da submissão e remessa dos trabalhos para os coordenadores para avaliação
  • 08 de Abril: Resultado das avaliações

Local

Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Foz do Iguaçu

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300
Lot. Universitario das Americas

Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil